Entre os dias 05 e 28 de maio você poderá conferir Kotonoha no Niwa e outros filmes gratuitos no CineSesi.

A bilheteria japonesa, é uma parceria entre o SESI-SP com a Fundação Japão, através do projeto CineSesi no Mundo: Japão Jovem.

Pela primeira vez um país asiático é tema do projeto Cine SESI-SP no Mundo. Realizada em parceria com a Fundação Japão, a mostra Japão Jovem traz ao público do SESI-SP quatro filmes do cinema nipônico contemporâneo, incluindo um longa-metragem de ficção e três animações. São obras assinadas por dois diretores premiados internacionalmente e com grande sucesso de público: Tomoyuki Furumaya e Makoto Shinkai.

Tomoyuki Furumaya conseguiu fama internacional ao ter seus dois primeiros filmes premiados em festivais ocidentais – em Vancouver e Rotterdam. É comum em suas obras o conflito entre personagens fortes e decididos – em contraste com a indecisão e falta de coragem que o próprio diretor alega viver. O animador Makoto Shinkai é considerado uma promessa do gênero, eleito por parte da crítica como o sucessor de Hayao Miyazaki e conhecido pela qualidade do traço e cor em seus desenhos – especialmente nos cenários, baseados em lugares reais – e pelo frequente uso de metáforas visuais a partir de elementos cotidianos típicos do Japão: os trens, as cerejeiras, os telefones celulares.

As produções da mostra trazem em comum histórias de protagonistas jovens, ricas em referências a práticas culturais japonesas, mas que remetem a experiências universais. Espectadores de todas as idades poderão reconhecer os dilemas dos personagens, que precisam aprender a lidar com as perdas e frustrações para poderem seguir em frente.

Kotonoha no Niwa e outros filmes gratuitos no CineSesi - Programação
Kotonoha no Niwa e outros filmes gratuitos no CineSesi – Programação

Sinopses

Bushido Sixteen
Bushido Sixteen

Bushido Sixteen
(Bushidou Shikkusutin)
(2010/109 min/Cor/DVD/Legendado)
Diretor: Tomoyuki Furumaya
Elenco: Riko Narumi, Kii Kitano, Kaori Abe, Hideo Ishiguro, Moe Arai
Classificação indicativa: Livre

O filme é baseado em um bestseller de Tetsuya Honda e narra o dia a dia de Kaori e Sanae, duas meninas praticantes de Kendo. Kaori faz questão de vencer, enquanto Sanae pratica Kendo por prazer. Após sentir muitos dilemas entre ideais diferentes, elas aprendem o sentido e o prazer de lutar pela vitória.

Kotonoha no Niwa - O Jardim das Palavras
Kotonoha no Niwa – O Jardim das Palavras

 O Jardim das Palavras
(Kotonoha no Niwa)
(2013/46 min/Cor/DVD/Animação/Legendado)
Diretor: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Miyu Irino, Kana Hanazawa, Fumi Hirano, Gou Maeda, Yuka Terasaki, Suguru Inoue
Classificação indicativa: 12 anos

Takao é um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Ele costuma faltar às aulas em dias chuvosos e permanece no jardim japonês do parque para se dedicar ao sonho, desenhar calçados. Certo dia, Takao encontra uma mulher misteriosa, Yukino, e sem combinar, passam a se encontrar em dias de chuva. Takao deseja produzir um par de sapatos que faça Yukino caminhar e encontrar o seu caminho.

Hoshi wo ou Kodomo - Em busca das estrelas
Hoshi wo ou Kodomo – Em busca das estrelas

 Em Busca das Estrelas
(Hoshi wo ou Kodomo)
(2011/116 minutos/Cor /DVD/Animação/Legendado)
Diretor: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Hisako Kanemoto, Miyu Irino, Kazuhiko Inoue, Sumi Shimamoto
Classificação indicativa: 12 anos

Uma história de amadurecimento, que envolve o amor de uma jovem e uma música misteriosa. Asuna é uma menina solitária, que tem o hábito de passar seus dias escutando a mesma música em um rádio especial que ganhou do pai ausente. Certo dia, ela conhece um rapaz chamado Shun e parte em uma viagem de aventuras, para entender as belezas e crueldades do mundo.

Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho - O lugar prometido em nossa juventude
Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho – O lugar prometido em nossa juventude

 O Lugar Prometido em Nossa Juventude
(Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)
(2004/91 minutos/Cor/DVD/Legendado)
Direção: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Hidetaka Yoshioka, Masato Hagiwara, Yuuka Nanri
Classificação indicativa: 12 anos

Em um mundo pós-guerra, o Japão foi dividido em dois territórios: norte e sul. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Sentem-se atraídos pela colega Sayuri e intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Os meninos prometem a Sayuri voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles mesmo. Porém, quando Sayuri é transferida para Tóquio, os dois amigos acabam desistindo do projeto e seguem caminhos diferentes: Hiroki vai para Tóquio e Takuya fica em Aomori. Três anos depois, Hiroki descobre que Sayuri tem uma doença que a deixou adormecida todos esses anos. Com a ajuda de Takuya, Hiroki decide voar no avião que eles construíram, levando Sayuri naquela viagem prometida há muito tempo.

Onde assistir

Kotonoha no Niwa e outros filmes gratuitos no CineSesi - Divulgação
Kotonoha no Niwa e outros filmes gratuitos no CineSesi – Divulgação

Cine SESI-SP no Mundo: Japão Jovem
Data: 5 a 28 de maio de 2016
Local: Unidades do SESI-SP
Dia, horário e endereços no link:
http://www.sesisp.org.br/cultura//Pagina/PaginaAvulsa.aspx?NmePagi=cine-sesi-sp-no-mundo-japao-jovem

Entrada franca

Realização
SESI São Paulo

Apoio
Fundação Japão em São Paulo