E o filme de Sword Art Online: Ordinal Scale, título que se refere ao jogo posterior de Gun Gale Online está previsto para 2017, segundo a equipe de produção de Sword Art Online Project, em um anúncio realizado na Dengeki Bunko Haru no Saiten 2016.

O filme será uma sequência do arco Mother Rosario e Calibur, que correspondem aos volumes 7 e 8 da novel e ao arco final da segunda temporada do anime. Neste novo jogo (dentro do universo fictício), os jogadores utilizam um dispositivo de realidade aumentada chamado “Augma” pertencente a uma plataforma gamer exclusiva (outras versões não são compatíveis). O jogo tem uma característica única onde os jogadores podem aumentar a sua classificação ao derrotar monstros e usar itens (o que lembra o primeiro jogo em essência com o sistema classificatório do GGO.

A light novel de Sword Art Online escrita por Reki Kawahara e com ilustrações de abec e é publicada pela Dengeki Bunko desde 2009 e conta, atualmente, com 16 volumes lançados. Além das duas temporadas em anime o título teve adaptações em mangá e outros spinoffs. No Brasil o mangá de Aincrad e Fairy Dance foram publicados pela editora Panini.